licenciatura
Profª. Leililene Antunes Soares
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
O conteúdo da Educação Física para Educação Infantil tem por finalidade garantir o desenvolvimento de todas as potencialidades da criança de forma democrática e não seletiva, objetivando o seu aprimoramento como seres humanos.
A prática da Educação Física na escola poderá favorecer a construção da autonomia dos alunos para poder executar as próprias atividades, regulando o seu esforço, traçando metas, conhecendo seus limites e potencialidades e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde e ao seu desenvolvimento.
O conhecimento sobre o seu corpo, seu processo de crescimento e desenvolvimento que é construído juntamente com a prática corporal de atividades lúdicas, é ao mesmo tempo subsídio para o cultivo de bons hábitos de alimentação e higiene, também permite que a criança se exercite de maneira prazerosa, criando assim um estilo de vida ativo, pois sabemos, por exemplo, que a incidência de doenças cardiovasculares vem aumentando e um dos principais fatores de riscos é o estilo de vida sedentário. Um ambiente que faça a criança participar de atividades vigorosas e bem orientadas irá promover não só o desenvolvimento fisiológico, mas também, a aprendizagem motor-cognitivo.
A aprendizagem motora é um dos objetivos principais no trabalho da Educação Física para a Educação Infantil, pois o movimentar está presente desde a concepção até o resto de sua vida. Portanto, propiciar um ambiente onde a criança possa se movimentar e explorar todas as suas possibilidades físicas, respeitando os limites do seu corpo e níveis adequados de intensidade é tarefa do professor de Educação Física.
Espera-se que ao final da Educação Infantil os alunos sejam capazes de:
explorar o potencial motor de seu corpo à medida que se locomovem através do espaço (locomoção-correr,