Macroeconomia
O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o:
PIB nominal: calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado.
PIB real: é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base para eliminar o efeito da inflação, e é o mais indicado para análises.
O PIB pode ser calculado a partir de três óticas:
Ótica da despesa: o valor do PIB é calculado a partir das despesas efetuadas pelos diversos agentes econômicos em bens e serviços para utilização final, e corresponderá à despesa interna, que inclui a despesa das famílias e do Estado em bens de consumo e a despesa das empresas em investimentos.
Ótica da oferta: o valor do PIB é calculado a partir do valor gerado em cada uma das empresas que operam na economia. Ótica do rendimento: o valor do PIB é calculado a partir dos rendimentos de fatores produtivos distribuídos pelas empresas, ou seja, as somas dos rendimentos do fator trabalham com os rendimentos de outros fatores produtivos.
Deflator do PIB
Formula:
Deflator = PIB Nominal x 100 PIB Real
O deflator do PIB é calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem. Como o PIB nominal e o PIB real serão iguais nos anos base, o deflator do PIB neste ano deve ser igual a cem.
A importância do deflator do PIB é refletir as mudanças que ocorrem nos preços do mercado e, portanto, é usado para controlar o nível médio de preços em dada economia. O cálculo da taxa de inflação de um determinado ano leva em