gerenciamento de projeto
1. Conceitos Relevantes.
2.1 Gerenciamento de Integração
O termo de Abertura do projeto é o documento legal que reconhece a existência de um projeto. Ele serve como linha de base para o trabalho do gerente de projeto. Contém diversas informações sobre o projeto incluindo estimativas iniciais da qual o prazo destinado, recursos necessários e orçamento disponível.
Segundo Kernzer (2009, p.54) o termo de abertura de projeto contém título do projeto, estimativa iniciais de custo, necessidades iniciais de recursos, necessidades de suporte pela organização, premissas e restrições, descrição do produto do projeto e outros tópicos relacionados.
O plano global do projeto é o documento formal que descreve os procedimentos a serem conduzidos durante a sua execução. É o alicerce de toda a execução. Nele estão contidos todos os planos secundários, cronogramas e aspectos técnicos.
O sistema de controle integrado de mudança é o documento formal que descreve todos os processos relacionados às mudanças no projeto, sejam elas mudanças de escopo, prazo ou custos. Usualmente o controle integrado de mudanças é representado através de um processo contendo regras e fluxogramas, dentre outros.
2.2 Gerenciamento do Escopo
De acordo com Carvalho e Rabechini (2011), o conceito de escopo do projeto é uma das mais variadas de todas as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos. Escopo refere-se ao trabalho a ser realizado no âmbito do projeto, assim, o escopo pode estar ligado ao produto ou ao projeto.
Segundo Carvalho e Rabechini (2011) os processos considerados pelo PMBok® no gerenciamento do escopo do projeto são: coletar os requisitos; definir o escopo; criar a estrutura analítica do projeto (EAP); verificar o escopo; e controlar o escopo.
Carvalho e Rabechini (2011) dizem que após a aprovação do Project Charter, faz-se necessário coletar os requisitos dos principais stakeholders e estruturar seu escopo para que