Castas
Casta é um sistema tradicional, hereditário ou social de estratificação, ao abrigo da lei e com base em classificações como a raça, a cultura, a ocupação profissional, a religião etc. Casta em sânscrito (língua antiga falada na Índia) significa cor.
Na biologia, casta é um grupo de indivíduos que pertencem a uma espécie animal ou vegetal que possuem características semelhantes transmitidos por hereditariedade.
Na viticultura, casta é uma variedade que produz uvas com características específicas ou semelhantes. Na enologia, são os aromas transmitidos ao vinho pelas uvas que lhe deram origem sendo possível identificar as castas com que foram produzidos através da degustação.
A Índia e alguns países de religião hindu, como o Nepal, possuem um sistema de castas, que é uma divisão social importante na sociedade Hindu, porém a Constituição Indiana rejeita a discriminação com base na casta, em consonância com os princípios democráticos e seculares que fundaram a nação. As castas são um grupo social hereditário, no qual a condição do indivíduo passa de pai para filho, e cada integrante só pode casar-se com pessoas do seu próprio grupo. Existem quatro tipos de castas na Índia, os brahmin, que são os sacerdotes e letrados, os os kshatriya, que são os guerreiros, os vaishas que são os comerciantes, e os shudrasdra, que são os servos: camponeses, artesãos e operários.
Sistema milenar que organiza a sociedade indiana:
Brâmanes – Sarcedotes
A casta no alto da pirâmide social indiana era formada por sacerdotes, magos, religiosos e filósofos - as pessoas encarregadas de realizar os sacrifícios e rituais sagrados. Os brâmanes representavam a autoridade espiritual e intelectual e, segundo a mitologia hinduísta, teriam nascido da boca do deus Brahma, considerado a representação da força criadora do Universo.
Xátrias – Guerreiros
A segunda casta de maior prestígio era a dos guerreiros, que reunia pessoas com atribuições judiciárias, policiais e militares. A