licenciatura
PROJETO VIVENCIAL
AUTOR/A-CURSISTA: MARIA CONCEIÇÃO DOS REIS E SILVA
PROFESSOR/A-/ORIENTADOR/A: MARLENE FEITOSA
: Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Faculdade de Educação – (UFPA/ICED/FAED) – Sala 223 (altos ICED/FAED), Laboratório de Cursos a Distância (iced.com), Campus Universitário Prof. José da Silveira Netto. Rua Augusto Corrêa, nº1, Setor Profissional, Guamá, Belém, CEP: 66075-110 -: (91) 3201-8641 ou 3201- 7264- FAX: (91) 3201-7648
Belem
1- TEMA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA PREVENÇÃO DAS DROGAS NO CONTEXTO DA ESCOLA PADRE ANGELO MORETTI - OURÉM PARÁ
2- PROBLEMA
A escolha do tema surgiu da necessidade de se realizar um trabalho mais concreto sobre a prevenção do uso indevido de drogas lícitas e ilícitas no contexto da Escola Padre Ângelo Moretti, depois que se constatou a presença com freqüência de pessoas estranhas circulando nas áreas internas e externas da instituição educacional, contatando com os alunos e influenciando-os a passarem drogas na escola, bem como aliciando-os ao uso dessas substâncias, o que vem contribuindo para o aumento de usuários de menor idade, tanto do sexo masculino, quanto feminino.
A escola é um espaço privilegiado para um trabalho de caráter preventivo, principalmente porque atende uma clientela na faixa etária de 10 a 17 anos, vista que, só funciona o nível Fundamental Maior da Educação Básica.
A ação preventiva tem também como justificativa o diagnóstico da situação de risco da comunidade, que mostra um percentual elevado de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, bem como diversas drogas ilícitas como a maconha em especial, a cocaína e outras.
A gestão da escola padre Ângelo Moretti está preocupada com o comportamento de alguns alunos, pela agressividade e a falta de respeito entre si e com os profissionais da mesma e, mais ainda, pelo