historia
ELIAS LUCINDO DE PAIVA
GILSOM
A COMPAIXÃO PELAS CRIATURAS BRUTAS
CATALÃO
2013
ELIAS LUCINDO DE PAIVA
GILSOM
A COMPAIXÃO PELAS CRIATURAS BRUTAS
Trabalho apresentado ao Prof. Dra. Márcia Pereira dos Santos. Da disciplina de Núcleo Livre – História Cultura e Afetos do 6° período de História.
CATALÃO 2013
COMPAIXÃO PELAS CRIATURAS BRUTAS
O texto inicia destacando toda crueldade aos animais, feito pelas touradas espanholas, com muita barbaridade e crueldade com os touros, onde os mesmos eram massacrados.
As caçadas continentais eram feita com muita crueldade e muita carnificina. Seus métodos eram muito desagradáveis de ver. Os caçadores sentiam se muito prazer em maltratar os animais. Tantos os selvagens em suas caçadas como também os tratamentos com animais domésticos era condenados. No texto é relatado a respeito dos tratamentos feitos com os burros, mulas e cavalos e muitos outros animais, e a caçada do javali, que era atraído para morte com um assobio.
As reações refletiam uma preocupação a respeito do tratamento com os animais nos século XVII na cultura inglesa. Eram comuns também as brigas entre animais naquele período, o açulamento (atiçar um animal ao outro), e este atiçamento de touros, ursos, era visto como uma grande diversão para os embaixadores estrangeiros ou para a realeza. Havia varias formas de maltratar os animais, fazendo competição com touros, cachorros, e lambuzando os mesmos de sabão e pimenta nos focinhos para ver quem o agarrava.
Há também relatos de maus tratos de animais nas rinhas de galos, que era comum as brigas de galos, onde eram chamadas de “mainas” (principais) lutas entres vários times que tutavam individualmente. E nessas rinhas havia bastante disputa e rivalidade. No contexto destacamos a relação que tem entre o homem e o animal, é