licenciatura
PROLIFERAÇÃO DESORDENADA DO ESCORPIÃO AMARELO (TITYUS SERRULATUS) NA RUA PAIVA NA CIDADE DE SANTA MARGARIDA
2. TEMA
Meio Ambiente / Descontrole populacional
2.1 ASSUNTO
Descontrole populacional
3.OBJETO DE ESTUDO
Quais fatores contribuíram para um aumento descontrolado do escorpião amarelo (Tityus Serrulatos) na rua Paiva na cidade de Santa Margarida MG.
4.PROBLEMA DE PESQUISA
Como tem sido a convivência dos moradores da rua Paiva com os escorpiões em ambientes domésticos.
5. JUSTIFICATIVA
Esta espécie, embora primitivamente habitante do cerrado e de campos abertos, tornou-se bem adaptada à vida domiciliar urbana, possivelmente em decorrência da rápida e desorganizada colonização pelo homem das regiões originalmente ocupadas pelo aracnídeo. Além disso, esses animais adaptaram-se facilmente às condições oferecidas pelas moradias humanas, com grandes possibilidades de abrigos, como lixo, entulhos, pilhas de tijolos e telhas, e uma alimentação farta, como baratas e outros insetos. A falta de competidores e de predadores, como macacos, quatis, seriemas, sapos e rãs, também permite a rápida proliferação de escorpiões, uma vez que esses dois fatores contribuem decisivamente para o controle populacional das espécies.
Esta pesquisa tem como objetivo pessoal a obtenção de um conhecimento mais detalhado tanto do escorpião amarelo (Tityus Serrulatos), e da grande proliferação em certos ambientes.
A pesquisa dar-se-á de forma abrangente, possibilitando aos acadêmicos dados coletados e maior visibilidade quanto a temática
Por fim, elucidar os moradores da Rua Paiva o motivo real dos escorpiões terem invadido aquela região, e oferecer dicas de conscientização quanto aos cuidados que devem ser tomados.
6. OBJETIVO
6.1 GERAL
Compreender Quais