Emoções na visão humanista
O Humanismo compreende a emoção, á partir de como o indivíduo a sente, e que só é possível expressar uma emoção, quando ela chega á consciência, seja por um susto, uma notícia ruim ou boa, ou simplesmente por uma homenagem.
Self
O Self não é uma entidade estável, imutável; entretanto, observado num dado momento, parece ser estável. O self é uma Gestalt organizada e consistente num processo constante de formar-se e reformar-se à medida que as situações mudam.
Self Ideal
O Self Ideal é “o conjunto das características que o indivíduo mais gostaria de poder reclamar como descritivas de si mesmo”. Assim como o Self, ele é uma estrutura móvel e variável, que passa por redefinição constante. A extensão da diferença entre o self e o self ideal é um indicador de desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas. Aceitar-se como se é na realidade, e não como se quer ser, é um sinal de saúde mental. Aceitar-se não é resignar-se ou abdicar de si mesmo; é uma forma de estar mais perto da realidade, de seu estado atual.
Congruência
Congruência é definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência. Ela se relaciona às discrepâncias entre experienciar e tomar consciência.
Incongruência
A incongruência ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta.
A incongruência pode ser sentida como tensão, ansiedade ou, em circunstâncias mais extremas, como confusão interna. Um paciente internado em hospital psiquiátrico que declara não saber onde está, em que hospital, qual a hora do dia, ou mesmo quem ele é, está exibindo alto grau de incongruência. A discrepância entre a realidade externa e aquilo que ele está subjetivamente experenciando tornou-se tão grande que ele não é capaz de atuar.
Fenomenologia
Tratado científico sobre a descrição e classificação dos fenômenos, que se propõe a ser uma ciência do subjetivo, dos fenômenos e dos