Atops
PSICOLOGIA
Franciny Regina R. do Vale
Teorias Existencial Humanistas II:
Atividades Práticas Supervisionadas – Parte 2
Teorias Existencial Humanistas II:
Atividades Práticas Supervisionadas – Parte 2
Trabalho desenvolvido para a disciplina Teorias Existencial Humanistas II, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para Atividades Práticas Supervisionadas, sob orientação do (a) tutor (a) Prof. Mestre Plínio Barbosa Bronzeri.
Anhanguera Educacional Osasco
2014
ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)
Aula-tema: Princípios e conceituações das abordagens Centrada na Pessoa e suas aplicações nos campos clínicos, educação, organizações e saúde – referente às aulas 4 e 5 no PEA.
Esta atividade é importante para você compreender a teoria humanista em um contexto teórico. Para realizá-la, é importante seguir os passos descritos. Passo 1 (Individual)
Ler o artigo:
• CASTAÑON, Gustavo A. Psicologia Humanista: a história de um dilema epistemológico, 2007. p. 105-124. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/~memorandum/a12/castanon01.pdf. Acesso em: 14 jun.2014.
Passo 2 (Individual)
Identificar no texto os principais pontos trazidos pelo autor.
Passo 3 (Equipe)
Promover entre os membros das equipes a respeito do texto lido.
Passo 4 (Equipe)
Formalizar estas ideias e construir um relatório parcial contendo uma síntese das mesmas.
Entregar ao seu professor respeitando as normas estabelecidas no item “Padronização”.
Relatório
A Psicologia Humanista surgiu há cerca de cinquenta anos nos EUA, apresentando-se como uma terceira força capaz de fazer frente ao que julgava ser uma desumanização da imagem de ser humano promovida pelo Behaviorismo e pela Psicanálise.
Esta terceira corrente psicológica historicamente não consegue se decidir entre manter sua adesão ao método científico, que não se adequa a forma como define seu