Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Articulação pedagógica e práticas de intervenção -
b) Para que se crie mais perguntas mesmo sem testá-las a fim de que haja maior rapidez na elaboração de uma prova. a) Para que seja feita a tabulação dos dados e quantidades de acertos e erros de alunos com maior ou menor grau de dificuldade. Resposta correta: É importante que se realize um “teste” inicial com um grupo de alunos e se faça a tabulação de dados e quantidades de acertos e erros. d) Para evitar utilizar um número reduzido de alternativas, pois isso facilita a obtenção da resposta correta. c) Para salvar os dados em um arquivo de Word a fim de que não haja possibilidade dos alunos alterarem as questões. e) Para criar várias alternativas que gerem pistas que levem o aluno a localizar a resposta correta.
2.
Como os pesquisadores do vídeo “Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?” “Avaliação da Aprendizagem: Formativa ou Somativa?” clique aqui.
e) A primeira procura localizar as dificuldades pontuais dos alunos, criticando assim o trabalho desempenhado pelo professor, e a segunda possui caráter classificatório ao aluno. a) A avaliação formativa é aquela que dará subsídios para que o o professor reflita sobre sua prática, já a segunda, que finaliza o processo, deve ser usada para refletir o programa de ensino. Resposta correta: Você entendeu qual o objetivo de alguns dos diferentes tipos de avaliação mostrados no vídeo. d) As avaliações tanto formativas quanto as somativas são aplicadas somente às séries iniciais e no final do ano, podendo assim mensurar o aproveitamento dos alunos. b) A avaliação formativa é um medidor do conhecimento do aluno, e a avaliação somativa é a que apresenta dados para que o professor modifique sua prática ao longo do ano. c) Ambas as avaliações não tratam o que é abordado na LDB, pois as duas apresentam um caráter classificatório excluindo aqueles que