Humanistas
PSICOLOGIA: HISTÓRIA E EPISTEMOLOGIA
ESTUDO DIRIGIDO
RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES
TEXTO: “ética contemporânea – os anos 60 e o projeto de psicologia humanista”
1. O que foi o chamado Movimento do Potencial Humano?
Os anos 60, são lembrados pelo seu movimento contracultural. Jovens de camadas privilegiadas rejeitavam todas as oportunidades de sua classe social (consciência de classe) em prol de uma consciência da consciência. Atacava-se a sociedade capitalista e seus aparelhos materialistas, mecanistas e autoritários. Herbert Marcuse, aponta que a revolta dessa geração era contra o aparato tecnocrático programado para desmontar a imaginação, para tolir a criatividade e o pensamento livre. Segundo Marcuse, essa ideologia induzia a busca implacável pela eficiência que servia muito bem ao projeto capitalista.
São identificados o sistema de afirmação da individualidade e as brechas para a libertação desse. Justamente nessas brechas que o movimento de contracultura age, rejeitando a estrutura de pensamento da sociedade, propondo uma nova consciência, um mundo alternativo, uma nova era.
O Movimento do Potencial Humano surge com a proposta de uma revolução a partir das práticas existenciais imediatas, propondo novas formas de viver e a ampliação da visão homem. Livrando-se das repressões sociais, questionando e enfrentando o poder vigente, enfrentando um saber estabelecido como verdade a base da coação.
2. Qual a relação entre o Movimento do Potencial Humano e o surgimento da Psicologia Humanista? Precisamos recorrer aos estudos de Michel Foucault sobre as estruturas de saber e poder da modernidade para contextualizar essa relação. O capitalismo utiliza-se do modelo de Sociedade Disciplinar para normalização dos índividuos através de uma complexa maquinaria social. Aplicando esta tecnologia política ao poder, os meios de dominação e vigilância se inserem profundamente no tecido social, fabricando o