Os humanistas
- Embora só se tenha difundido no século XV, esse termo (humanistas) indica um conjunto de indivíduos que desde o século anterior vinha se esforçando para modificar e renovar o padrão de estudos ministrados tradicionalmente nas universidades medievais.
- Os estudos nas universidades medievais eram voltados apenas para três áreas: direito, medicina e teologia.
- Iniciou-se assim um movimento, cujo objetivo era atualizar, dinamizar e revitalizar os estudos tradicionais, baseado no programa dos studia humanitatis (estudos humanos), que incluíam a poesia, a filosofia, a história, a matemática e a eloqüência, disciplina esta resultante da fusão entre a retórica e a filosofia.
- Humanistas eram indivíduos empenhados na reforma educacional.
- Os estudos humanos eram uma afronta a cultura predominante da Igreja, pois excluíam as obras medievais de seus estudos, os estudos eram centralizados em obras da antiguidade clássica.
Inspiração na cultura antiga
- Acreditavam que a cultura havia se desenvolvido no seio do paganismo, antes de Cristo. (afronta a Igreja).
- Nem todos os humanistas eram ateus, muitos eram cristãos buscando reinterpretar o evangelho.
- a especulação em torno do homem e de suas capacidades físicas e espirituais se tornou a preocupação fundamental desses pensadores.
- Petrarca considerava que a idade de ouro dos antigos, submersa sob o "barbarismo" medieval, poderia e deveria ser recuperada, mas graças à energia e à vontade de seus contemporâneos.
Crítica da cultura tradicional
- A atividade crítica foi umas das características mais notáveis dos humanistas.
- O ponto de vista humanista significou um choque a visão da igreja, pois era um modo de pensar totalmente diferente das ideais conservadoras da igreja que defendia os valores da cultura medieval.
- Os teólogos tinham a preocupação voltada para a as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos