port
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social brasileiro, que são as políticas sociais, ou seja, a construção dos direitos sociais, em especial a saúde. É de fácil percepção que uma análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer. Estas no Brasil estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. Tendo como referência temporal o século XX, as perspectivas de atuação do Estado no processo de construção das Políticas Sociais se deram de forma lenta e paulatina.
2 DESENVOLVIMENTO Em meados da década de 80, o Brasil viu-se diante da necessidade de um forte ajuste fiscal, com a redução na capacidade de investir do Estado e um elevado custo de administração da divida externa. Todavia, não estava consolidada a percepção de que a crise fiscal, a inflação crônica e a queda no crescimento da economia constituíam sintomas da crise do Estado interventor e produtor de bens e serviços e do esgotamento do modelo de desenvolvimento baseado na substituição de importações. Observa-se também que no século XX, a população brasileira, era majoritariamente pobre, analfabeta e sem nenhuma e qualquer assistência estatal.
É do conhecimento de todos que esse período é caracterizado por conflitos e revoltas vindas da população. Durante todo este tempo a maioria da população estava exposta a graves problemas urbanos; pela falta de higiene política, problemas como a carência de saneamento básico, água potável e esgoto; lixos acumulavam nas ruas, cortiços com péssimas condições de segurança, conforto e higiene. Foi inevitável o desenvolvimento de graves