licenciatura
De certa forma essa repressão ocorreu, mas não de forma radical, na verdade a pintura, a literatura e também as ciências se desenvolveram, mas claro dentro da filosofia da época que era muito religiosa, vemos isto nos afrescos nas igrejas, nos vitrais, nos livros de contos, e além disso, tivemos a criação de universidades, o avanço da medicina entre outros. Mas como citado acima, todo esse desenvolvimento estava fora do alcance da maioria da população que dessa forma se apegam ao sagrado para explicar os acontecimentos do cotidiano.
Para entendermos como uma instituição religiosa conseguiu dominar uma sociedade por tanto tempo (cerca de mil anos), devemos fazer uma breve busca num passado mais distante, devemos analisar seus costumes, organização social e política. O homem desde os primórdios procurou explicações para os fenômenos naturais, e claro sem a presença de tecnologia e a ciência, buscava no imaginário, respostas para todos esses fatos.
O fato de não poderem controlar tais fenômenos, os levam a acreditar em um ser supremo que, indiferente a vontade humana, realiza suas ações conforme sua vontade.
Avançando um pouco mais na história vemos a Antiga Grécia sair de um sistema extremamente religioso para, com os pensadores da época, partirem para pensamentos mais racionais com relação aos acontecimentos do cotidiano, afinal nascia a Filosofia e também porque as ciências e as artes estavam em plena ascensão.
Mas com a queda do Império Romano no século V, que por sua vez haviam conquistado os gregos, todo esse