cartas Patrimoniais - Declaração do México (1985); Carta de Washington (1987); Carta de Petrópolis (1987); Documento de Nara (1994)
Cartas:
Declaração do México (1985)
Carta de Washington (1987)
Carta de Petrópolis (1987)
Documento de Nara (1994)
+
Princípios Dominantes na Época:
!
Teoria da Restauração:
Os princípios de restauração que regem essa época é o de Cesare
Brandi. Ele afirmava que os valores artísticos prevaleciam sobre os históricos, sendo conhecido como Restaurador Critico. O restauro era praticado buscando não imitar o verdadeiro, ou seja sem cometer uma falsificação histórica e nem artística.
!
Teorias da Arquitetura e Urbanismo:
Na arquitetura, encontrava-se no auge, na década de 80, o
Movimento Pós-moderno. Esse movimento caracterizou-se por questionar de diversas maneiras o seu precedente: o modernismo. O pós-moderno formular-se como antítese do movimento anterior.
+
Contexto Sociopolítico e econômico !
O mundo estava em profundas mudanças no campo da ciência, apresentando diversos avanços no campo tecnológico, além do lançamento da estação espacial da antiga URSS. Nesta época surgiu o Plano Real, na economia, e o movimento Diretas Já com o fim da ditadura militar, no campo da política. Na esfera mundial, podia-se observar o fim da guerra fria representado pela queda do muro de Berlim na Alemanha.
!
De acordo com a Carta de Nara, "num mundo que se encontra cada dia mais submetido às forças da globalização e da homogeneização, e onde a busca de uma identidade cultural é, algumas vezes, perseguida através da afirmação de um nacionalismo agressivo e da supressão da cultura das minorias", a principal contribuição do patrimônio cultural é "clarificar e iluminar a memória coletiva da humanidade".
+
Carta do México
Dados:
!
Órgão e Data: ICOMOS, 1985
!
Tema Central: Políticas Culturais
!
Conceitos/Definições: Conceito de Cultura, Identidade
Cultural e Patrimônio Cultural. Dar garantia do respeito ao direito do povo. Ação de aproximação cultural entre os povos e as nações.
+