Licenciando
Universidade do Estado do Amazonas – UEA
Escola Superior de Tecnologia – EST
“Amperímetro”
Dhiorge Melo
Erika Ramos
Jackeline Dourado
Luan Belo
Adolpho Ferreira
01/04/2013 1. INTRODUÇÃO O objetivo deste relatório é compreender o manuseio do amperímetro, que faz parte do multímetro, em circuitos elétricos DC “direct current”- corrente contínua. Demonstrando a funcionalidade desse instrumento em sistemas elétricos. Através de conhecimentos teóricos e trabalhos práticos, serão comprovados por meio das experiências, que agentes elétricos como a corrente, se movimentam dentro de um circuito. Será também informado de como medir corrente em cada NÓ do circuito.
Sumário
1. INTRODUÇÃO.................................................................................................................................2 2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 3 2.1 Amperímetro 3 3. DESCRIÇÃO DA PRIMEIRA EXPERIENCIA 3 3.1 Segunda experiência......................................................................................................................8 4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 3 5. CONCLUSÃO 3 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 3
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA 2.1 Amperímetro Aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um fio. Pode medir tanto corrente contínua como corrente alternada. A unidade utilizada é o àmpere. Como a corrente elétrica passa através dos condutores e dispositivos ligados a eles, para aferir a corrente que passa por alguma região de algum circuito, deve-se colocar o amperímetro em série com esta, sendo necessário abrir o circuito no local da medida. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o amperímetro tenha uma resistência muito pequena comparada às do circuito. Se sua resistência interna for muito pequena, comparada às resistências do circuito, consideramos o amperímetro como sendo ideal.
Amperímetro Ideal → Resistência interna nula Figura1: Voltímetro