LICENCIANDO
Núbia Roberta Rodrigues
Quando ingressamos em um curso de licenciatura ainda não temos a real noção do quão grande é o trabalho de um professor, parte daí, uma responsabilidade muito grande das faculdades formadoras de futuros docentes, nos auxiliar na compreensão do significado da carreira docente em toda sua complexidade e extensão, nos ajudando a compreender que o compromisso com nossa formação irá refletir sobre nossa vida pessoal e profissional.
Vivemos num contexto em que a sociedade sofre e se adapta a mudanças aceleradas da informatização e da sofisticação das tecnologias, há mais exigências por capacitação, necessitando de sujeitos cada vez melhor preparados e detentores de conhecimentos para se inserir no mercado de trabalho. O docente passou a ser visto diante dessa realidade como um agente de mudanças que promova espaços de interação, participação e reflexão. Nessa sociedade globalizada, na qual a competência intelectual e o conhecimento científico predominam, a docência é sinalizada como forma concreta, em prol do educar para a compreensão do mundo, através do processo ensino- aprendizagem, possibilitando novos caminhos de crescimento e desenvolvimento do educando. (ZANCAN, 2012)
Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo da transformação social. A formação identitária do professor abrange o profissional, pois a docência vai mais além do que somente dar aulas, constituiu fundamentalmente a sua atuação profissional na prática social. A formação dos educadores não se baseia apenas na racionalidade técnica, como apenas executores de decisões alheias, mas , cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar. Para tanto, os docentes devem adotar metodologias diferenciadas, capazes de formar elos entre a teoria e a prática sempre dentro de contextos e não fragmentados. (Disponível em: