A importância da libras na comunicação do surdo
Aluna: Leiranídia de Oliveira Lopes Santos
Tutora: Leticia de Souza Lima Veloso
Curso: Pedagogia licenci – sem
Série: 2 turma: F
Código: 1192959
Berizal – MG
Março de 2013
PORTIFÓLIO DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS
A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA COMUNICAÇÃO DO SURDO
Aluna: Leiranídia de Oliveira Lopes Santos
Berizal – MG
Março de 2013
A Importância da Libras na Comunicação do Surdo
As Línguas de Sinais não são universais, pois apresenta variação de comunidade para comunidade, ou seja, cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Assim, existe a língua de sinais americana, inglesa, francesa e varias outras línguas de sinais em vários países, bem como a brasileira. Além disso, Como qualquer outra língua, ela também possui expressões que diferem de região para região (os regionalismos), o que a legitima ainda mais como língua.
A Língua Brasileira de Sinais é uma língua que tem ganhado espaço na sociedade por conta dos movimentos surdos em prol de seus direitos; é uma luta de muitos anos que os caracteriza como um povo com cultura e língua própria que sofre a opressão da sociedade majoritária impondo um padrão de cidadão sem levar em conta as especificidades de cada um destes cidadãos. Sendo assim, através de anos de luta o povo surdo conquistou o direito de usar uma língua que possibilitasse não só a comunicação, mas também sua efetiva participação na sociedade (SILVA et al. 2007).
A linguagem é assumida como constitutiva do sujeito, pois possibilita interações fundamentais para a construção do conhecimento (Vigotski, 2001). No caso de crianças surdas, o atraso de linguagem e comunicação pode trazer consequências emocionais, sociais e cognitivas, sendo imprescindível a elaboração de propostas educacionais que atendam às necessidades dos sujeitos surdos,