Enfermagem
[pic]
Introdução
Por definição “Surdo é o indivíduo que tem a perda parcial ou total, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido.” Na sociedade atual pouco tem se discutido sobre a importância de se incluir os surdos dentro desse contexto. Pois apesar de não conseguirem compreender a fala, em sua maioria eles, não possuem problemas cognitivos, e por tanto devem ser inseridos na sociedade como pessoas normais e não serem tratados como se fossem pessoas “diferentes” ou incapazes, já que não são comprovadamente.
Aprender LIBRAS ou outras linguagens de sinal não deveria ser mais um estigma como é atualmente, deveria ser algo comum, assim como se aprende a ler e a escrever na primeira infância. Pois a existência de pessoas com deficiências auditivas não é recente, ocorre desde o nascimento da humanidade.
Mas devido à ignorância e ao preconceito da sociedade em geral, os surdos acabam sendo excluídos e destratados como se simplesmente não existissem ou como se estivessem á margem da sociedade.
Dentro da área da saúde torna-se indispensável o conhecimento de LIBRAS já que para realizar um atendimento no mínimo aceitável á um surdo, deve-se conseguir estabelecer uma boa comunicação. Dentro desse contexto hospitalar é ressaltada a importância da enfermagem saber LIBRAS, já que o enfermeiro é um dos profissionais que está em contato direto com os pacientes.
Desenvolvimento
• Porque LIBRAS é importante?
Libras é de suma importância, pois dessa forma podemos nos comunicar com o surdo, de modo que ele não fique chateado porque esta tentando se expressar e não está conseguindo, e vice versa. Libras não são apenas mímicas como a maioria das pessoas pensa se trata de uma linguagem complexa com fundamentos e regras próprias. Além disso, Libras torna o surdo mais independente podendo ir á qualquer lugar