Proposta curricular de sc
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Matemática/Ciências Biológicas (MAD0148) - Língua Brasileira de Sinais Libras
05/11/2012
RESUMO
A importância de conhecer a estrutura de Libras para o educador busca uma nova abordagem sobre o estudo inclusivo, este trabalho propõe compreender o uso da LIBRA (Língua Brasileira de Sinais), aplicado para alunos com necessidades auditivas especificas. Será analisado o papel do aluno, do interprete de Libras e do professor no contexto de sala de aula, o entendimento do português como fonte de alfabetização e letramento que serão de grande importância na discussão do ensino inclusivo dos deficientes em escolas regulares. A comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e ou processos convencionados, através da linguagem escrita e falada, requer de outros sinais, signos ou símbolos de aparelhamento técnico especializados.
Palavras – chaves: Ensino, Libras, Surdez.
1 INTRUDUÇÃO
A inclusão vem tomando força cada vez mais, a realidade é esta, e é inegável e deve acontecer. Nessa perspectiva a Educação encontra-se num “duelo” muito particular entre dois profissionais que atuam diretamente com surdos; o professor e o interprete de Libras, porem, nesse contexto inclusivo com três personagens e não somente dois: os alunos surdos, o interprete de Livras e o professor. É vital que seja definido com clareza o papel de cada um destes no processo educacional.
Antes de abordarmos este tema e respondermos estas questões é importante fazer uma breve resenha sobre a Libras (Língua Brasileira de Sinais).
2 A LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito alem da busca por compreensão da língua, fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte. A LIBRAS é um diferencial na