Trabalho de fisica
Linlit - Everaldo
Adriano Mauricio da Silva RA:201319099
1CDIN 23/10/2013
O inicio
Chamo-me Simplicio, e minha situação é pior que meu nome.Nasci sob a influência de uma estrela maligna, marcado com o selo do infortúnio.Sou, duplamente míope, míope física e moralmente.
Miopia física:- a duas polegadas de distância dos olhos não distingo um girassol de uma violeta.
E por isso ando na cidade e não vejo as casas.
Miopia moral:- sou sempre escravo das ideias dos outros; porque nunca pude ajustar duas idéias minhas.
E por isso quando vou às galerias da câmara temporária ou do senado, sou consecutiva e decididamente do parecer de todos os oradores que falam pró e contra a matéria em discussão.
Se pelo menos eu não tivesse siem cia da minha miopia moral viveria com mais facilidade
Disse-me um negociante meu amigo que por essa luz da consciência represento eu a antítese de não poucos varões assinalados que não tem dez por cento de capital da inteligência que ostentam, e com que negociam na praça das coisas públicas.
—Mas esses varões não quebram, negociando assim?… perguntei-lhe.
—Qual! são as coisas públicas que andam ou se mostram quebradas.
—E eles….
—Continuam sempre a negociar com o crédito dos tolos, e sempre se apresentam como boas firmas.
Na cândida inocência da minha miopia moral não pude entender se havia simplicidade ou malícia nas palavras do meu amigo.
Aos doze anos de idade achei-me no mundo órfão de pai e de mãe.
Eu estava acostumado a ver pelos olhos de minha mãe, a pensar pela inteligência de meu pai; fiquei, pois, nas trevas dos olhos e da razão.
Meus pais eram ricos, porém me deixaram e meu irmão ficou com minha parte, foi morar junto de minha tia e criado junto com minha prima
Dizem eles que a minha fortuna vai a vapor, ignoro se para trás se para diante, porque os barcos e carros a vapor avançam e recuam à custa do gás impulsor; mas o meu amigo negociante declarou-me que por