Licenciando
1.1 OBJETIVO:
Identificar proteínas presentes em diferentes amostras.
2. 1 MATERIAIS E REAGENTES: * Solução de gelatina,(12%) * Solução de clara de ovo (40%) * Leite, * Óleo de soja * Água * Hidróxido de sódio(0,1M) * Sulfato de cobre (0,1 M)
3.1 PROCEDIMENTO:
Primeiramente foram realizadas as soluções de gelatina e de clara de ovo. Em seguida foram enumerados os tubos de ensaio e colocados 10mL de cada solução. Adicionando em seguida 2 mL de NaOH (0,1M) em cada tubo e agitado, posteriormente foi adicionado o reagente CuSO4 (0,1M) e novamente agitado.
4.1 RESULTADOS E DISCUSSÕES
A solução de água e óleo de soja, apresentaram uma coloração azul clara. Já as soluções de gelatina, ovo e leite apresentaram diferentes tons de púrpura.
Isso ocorre pelo fato de que quando soluções de proteínas em meio fortemente alcalino são tratadas com soluções diluídas de íons cúpricos, com aparecimento de cor que varia de rosa a púrpura. Esta reação é muito usada para determinação qualitativa e quantitativa de proteínas.
Com tudo isso, podemos afirmar que as soluções de gelatina, ovo e leite possuem a presença de proteínas em sua composição.
Já as soluções de água e óleo de soja, como apresentaram a coloração azul, confirmando um resultado negativo no que diz respeito a presença de proteínas em sua composição.
Á desnaturação significa a insolubilização, das proteínas que ocorre quando as mesmas são submetidas a tratamento de aquecimento, agitação, radiações ultravioleta e visível, raios X, ácidos e bases fortes, solventes orgânicos e metais pesados.
Ou seja, a proteína tem a sua estrutura “enrolada”, quando é submetida a um meio fortemente alcalino (pH=12), ela se “desenrola” mudando sua estrutura.
As figuras 1, demonstra as diferentes níveis de estruturas da proteína de hemoglobina:
Figura 1: Esquema representativo dos diferentes níveis de estrutura protéica da molécula de hemoglobina.
PRATICA