Inspeção de recebimento
TRABALHO
(INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO)
ALUNOS: • JOSÉ ALVES FERREIRA DOS SANTOS • HEBER VIEIRA • EUSTÁQUIO JOSÉ • ALAN NICIO • NEIMAR • JOÃO NETO
DICIPLINA: INSPEÇÃO E ENSAIOS
CURSO: TECNÓLOGO EM NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
DATA: 03/04/2001
1. INTRODUÇÃO
Muitos tipos de materiais, componentes e submontagens são adquiridos por empresas e contribuem para a confiabilidade e a segurança finais do produto durante seu uso. Esses materiais, itens e montagens incluem uma variedade de artigos, desde placas de metal fundições e forjados até itens usinados, fluidos, fitas, cabos, equipamentos e numerosos dispositivos eletrônicos, com circuitos integrados, resistores e circuitos impressos.
Com produtos atuais cada vez mais complexos, a qualidade desses materiais adquiridos vem progressivamente se tornando mais importante. Assim sendo, o problema de segurança no campo causado por item ou componente produzido por outro fabricante é pouco auxílio para o produto que se confronta com relações com consumidores, gastos com garantia que consomem lucros ou a obrigação de rastrear e recolher grande número de itens. As atividades voltadas ä garantia da qualidade boa e consistente em materiais adquiridos constituem, portanto, elementos básicos de programas de controle da qualidade total.
No passado os conceitos para controle da qualidade nos materiais recebidos apresentavam uma variação ampla – desde os muito informais aos excessivamente rígidos. Em um extremo estavam empresa cujo “controle” de materiais adquiridos dependia, em grande parte, do que poderia ser considerado como crença cega nos padrões da qualidade e desempenho de seus fornecedores. Em outro extremo, algumas empresa realmente inspecionaram seus materiais recebidos “até o fim”, gastando mais tempo e dinheiro do que o necessário para obter adequado controle da qualidade do material. Nenhum desses conceitos é