Licenciamento Ambiental
Problema 2 :impacto: A decomposição do lixo orgânico gera um líquido escuro, turvo e malcheiroso altamente poluente denominado de chorume (ele é dez vezes mais poluente que o esgoto doméstico). Este líquido dissolve tintas, resinas e outras substâncias químicas de alta toxidade e contamina o solo, impedindo o crescimento das plantas.
No período chuvoso, em que o lixo se mistura com a água de chuva, o chorume encontra maior facilidade de infiltração no solo, contaminando os mananciais subterrâneos e também os mananciais de superfície (rios, lagos, córrego)
( Como o lixo não têm a separação correta , acaba como os outros lixos comuns , sendo assim depositados em ambientes irregulares)
O chorume pode perdurar por décadas mesmo após o encerramento do lixão, exigindo ações corretivas durante vários anos com o objetivo de remediar a contaminação.
Solução 3 : A coleta (tonéis ou tanques aéreos) de óleos devem estar acondicionados em bacias de contenção que suportem seu volume. ( complementação jhenifer)
Solução problema 4 : Caixa Separadora de Água e Óleo
•Todas as áreas de manuseio de óleo devem ter piso impermeável com sistema de drenagem para uma caixa separadora
•Separa fisicamente sólidos e óleo e tem uma eficiência de até 95% se realizada a manutenção adequada. •Gera lodo com residual de óleo e óleo que pode ser acondicionado junto ao óleo lubrificante usado.
Problema 3 : Impacto - Um dos grandes problemas a serem resolvidos pelas oficinas é o que fazer com seus resíduos tóxicos. Restos de solventes e outros fluidos não devem ser jogados no esgoto, sob risco de contaminarem rios e outros cursos d'água.
Alguns resíduos, como o thinner sujo e o líquido de arrefecimento retirado