Licenciado
Estrutura de Educação
Pistrak e Makarenko
Pistrak e Makarenko pensaram um novo modelo de educação para o contexto histórico em que viviam, que era de Revolução Socialista, influencias de Marx, onde novas ideias estavam surgindo, de liberdade e igualdade. Assim de acordo com esses educadores era preciso fazer uma Revolução também na educação, que em sua estrutura trazia embutida práticas reprodutoras de ideais Capitalistas, e a escola desse modelo transmite um conteúdo implícito significativo que devia ser questionado, não condizentes com o novo tipo de cidadão em ascensão que pretendiam formar e para a qual exigia a formação de homens vinculados ao presente, desalienados, mais preocupados em criar o futuro do que cultivar o passado, e cuja busca do bem comum superasse o individualismo e o egoísmo.
Na educação antes de Pistrak e Makarenko O SABER era centrado no professor, que era tido como o único detentor do saber. As DISCIPLINAS eram fora da realidade dos alunos, com a prática da repetição. A instituição ESCOLA era como a estrutura de uma Fábrica, com alunos sentados, calados, ouvindo o professor, recebendo ordens. As IDEIAS difundidas eram como as capitalistas, dominantes X dominados, bem parecidos com professores X alunos. Os ALUNOS formavam-se alienados, sem liberdade de pensamento, sem opinião, há uma homogeneização deles que serão a futura classe trabalhadora.
Pistrak e Makarenko introduziram na Educação, uma Pedagogia Socialista, centrada na ideia do coletivo, capaz de garantir a transformação e construção de uma escola democrática, cidadã.
Suas práticas privilegiavam a teoria marxista, o método dialético – que prega a interação entre as coisas estudadas, interdisciplinaridade, aprender na prática, experiência, para esses educadores todo ensino deve ter uma utilidade prática.
A escola para eles deve formar o homem que faz a Revolução, que não se acomoda com o que vê de errado e precisam se manifestar. Educar para libertar, não