Técnico em logistica
Professora Simone A. A. Martins
CONCEITOS
1. Gasto: aquisição de bens e/ou serviços que as empresas efetuam com o objetivo de gerarem lucro nas suas operações.
2. Desembolso: pagamento do gasto, que pode ocorrer antes da aquisição de bens e/ou serviços (adiantamento), no mesmo momento da aquisição dos bens e/ou serviços (à vista) ou após a aquisição dos bens e/ou serviços (à prazo).
3. Investimento: aquisição de bens e/ou serviços que serão utilizados na empresa com intuito de auferir lucros. Classificam-se quanto à sua finalidade em:
a. Ativo Imobilizado - compra de bens de uso da empresa
b. Investimentos - aquisição de participações permanentes em outras empresas
c. Estoque de Mercadorias - para comercialização
d. Estoque de Produtos – industrialização
e. Estoque de Material de Consumo - para uso da empresa (materiais de expediente, limpeza, informática etc).
4. Custo: gastos com bens e serviços que servirão para revenda ou industrialização. Em um primeiro momento, podem ser adquiridos e estocados, sendo considerados Investimentos; porém quando são vendidos, passam a ser considerados custos.
5. Despesas: gastos com aquisição de bens e serviços que servirão para a manutenção das atividades da empresa, e que são aplicados nas áreas comercial, administrativa ou financeira da empresa. Quando a empresa opta por comprar material de consumo em grandes quantidades, em um primeiro momento estes são lançados como investimentos, na conta de estoques, sendo reclassificados para despesas conforme a sua utilização pelos departamentos da empresa.
ELEMENTOS DE CUSTOS
1. Materiais: são os itens utilizados no processo produtivo. Classificam-se em:
a. Matéria-prima – principal material que compõe o produto, e que é absolutamente indispensável na sua fabricação.
b. Material secundário – são os demais materiais que são utilizados no processo industrial, porém em quantidades menores do que a matéria-prima. Geralmente eles