técnico em logistica
PRONATEC
Técnico em Logística Matutino
Recursos Humanos e segurança do trabalho nas Operações Logísticas
Léia de Souza Cruzeiro 1391228-3
Brasília, 03 de dezembro de 2013
Trabalho em equipe
Ninguém vive isolado e não se pode compreender o comportamento do individuo sem considerar a influência de outro. Todos nós vivemos e pertencemos a diferentes grupos: grupos de família, de trabalho, de clube, de futebol, entre outros.
Segundo Schutz apud Bergamini (1982) todo o indivíduo tem três necessidades interpessoais: Inclusão, Controle e Afeição e, ao associarem-se a um grupo, cada pessoa irá passar. Existem dois tipos de pequenos grupos: o sócio-grupo – aquele que se organiza e se orienta em função da execução ou cumprimento de uma tarefa; e o psicogrupo – estruturado em função da polarização dos seus próprios membros.
Numa época de mudanças organizacionais onde se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados fazem-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe.
A compreensão do funcionamento e das manifestações dos grupos dentro das organizações passa a ser uma tarefa decisiva, pois, através dos grupos é possível atender à satisfação de necessidades sociais, permitirem que cada um estabeleça seu autoconceito. Trataremos ainda do papel emocional, vantagens do trabalho em equipe, condições externas que afetam o seu funcionamento, os possíveis aspectos negativos do trabalho em equipe, causas do mau funcionamento da equipe e a liderança.
Percebe-se o trabalho em equipe a maioria das vezes e formado com intenção particular de cada pessoa, mesmo pertencendo grupos de família e de trabalho; existem ainda possíveis aspectos negativos, por exemplo, no grupo familiar sempre existem intrigas e no grupo de trabalho mau funcionamento da equipe, ou seja, sempre te alguém querendo a liderança.
Grupo ou equipe?
Segundo Sepector (2002) um grupo