Medições com Paquímetro
MEDIÇÕES COM PAQUÍMETRO
ALEX SANTOS
ÁTILA SOUZA
DANIEL FERRARI
DAVID GALLO BAROUH
EDSON FERNANDES
NARA MILENE SOUZA
ROBERTO CÉSAR SILVA
Salvador, Ba
2013
Introdução
- Objetivo:
Relatar os procedimentos técnicos utilizados na obtenção de medidas, de objetos disponibilizados em atividade prática, bem como divulgar os resultados experimentais destas medições.
- Paquímetro:
Paquímetro (grego: paqui (espessura) e metro (medida)), por vezes também chamado de craveira em Portugal, é um instrumento utilizado para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto. Um paquímetro pode ser tão simples como um compasso. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua.
O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
- Teoria Dos Erros:
Uma medição perfeita, isto é, sem erros, só pode existir se um sistema de medição (instrumento) perfeito existir e a grandeza sob medição (denominada mensurando) tiver um valor único, perfeitamente definido e estável. Apenas neste caso ideal o resultado de uma medição pode ser expresso por um número e uma unidade de medição apenas.
Sabe-se que não existem instrumentos de medição perfeitos. Perturbações externas, como, por exemplo, as condições ambientais, podem provocar erros. Variações de temperatura, variações nas propriedades de componentes e circuitos elétricos, vibrações ambientais, a existência de campos eletromagnéticos, umidade do ar excessiva, diferentes pressões atmosféricas podem, em maior ou menor grau, afetar o sistema de medição, introduzindo erros nas indicações deste.
O operador e a técnica de operação empregada podem também afetar a medição. O uso de força de medição irregular ou excessiva, vícios de má utilização ou instrumentos