Gastronomia Light
Maria Eloiza Barbosa Alves
Williams Heier Centro Europeu Curitiba 2012
Cozinha Light
Durante muito tempo o conceito de nutrição permaneceu ligado somente à perda de peso, com dietas restritivas e absurdas, supervalorizando determinados alimentos, aos quais eram atribuídos poderes quase mágicos de proporcionar melhoras fantásticas na forma física.
Entretanto, hoje em dia esse conceito mudou; é preciso alimentar-se bem, de forma balanceada, com a maior variedade de alimentos possível e em quantidades adequadas.
Nós somos o que comemos, e por isso é necessário dar ao organismo todos os nutrientes que ele necessita para manter-se saudável.
Light, é um alimento industrializado no qual houve remoção de no mínimo 25% de algum componente (açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio) ou decalorias em relação ao produto normal.[1] Diferentemente dos produtos diet, estes não tem remoção completa do nutriente ou calorias.
Porém, apesar da redução de algum componente como gordura, carboidratos ou calorias podem conter um nível elevado de sódio, sendo risco para pacientes hipertensos. Além disso, quem possui colesterol elevado, pode estar consumindo um produto apenas com menos colesterol, pois a gordura não foi totalmente removida. Também, algumas pessoas não podem ingerir a fenilalanina, base dos adoçantes de aspartame usados nestes produtos.
Panqueca de Ricota com Espinafre:
Massa
3 ovos
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 xícaras (chá) de farinha de trigo sal a gosto molho de tomate a gosto queijo mussarela light ralado a gosto
Recheio
200 g de ricota
200 g de espinafre cozido com sal
1 colher (sobremesa) de azeite
1 dente de alho
Modo de Preparo
Bata os ovos, com o leite, a farinha de trigo e o sal no liqüidificador. Adicione uma porção da massa (aproximadamente 5 colheres de sopa) numa