Estratégia militar ao profissional de logística
RESUMO
O assunto que será abordado neste artigo é a introdução na Logística desde a sua origem nas guerras medievais na antiga Europa, praticada como uma tática de guerra, mas sem uma definição por conceito, sua evolução na I Guerra Mundial e fator determinante no “dia D” na II Guerra Mundial. O que levou a logística a ser incorporada nas empresas, chegando até o momento atual onde ela é indispensável e utilizada como gestão estratégica dentro de qualquer organização. Dentro deste contexto serão evidenciadas as táticas e logísticas das personalidades que se destacaram nos respectivos períodos das guerras, com destaque para Alexandre o Grande, da Macedônia, uma das grandes lendas da Logística, que inspirou outros grandes líderes como Napoleão Bonaparte e que até hoje serve de fonte de inspiração para grandes empresas.
Palavras-chave: Guerras. Líderes. Logística. Planejamento Estratégico.
Introdução
Ao decorrer da historia humana, no seu processo de evolução, o homem, em dado momento, deparou-se em conflitos com o seu próximo, devido às divergências de cultura, crenças e pensamentos. E na incapacidade de uma solução pacifica para as discordâncias, a força tornou-se o juiz que decretaria a sentença a favor daquele que prevalecesse.
As guerras se mostram inevitáveis e com elas começam a surgir algo que seria o divisor de águas, uma linha tênue no inicio, mas que seria o fator fundamental para o sucesso ou fracasso das empreitadas campais, entre nações, amparadas por ideologias, poder, etnias, entre outros gêneros humanos. Esse “Algo” que seria privilégios de poucos, que começam utilizar-se dos conhecimentos intelectuais, aptidões, capacidade de enxergar agora com a razão e não mover-se apenas pela emoção. A logística mesmo que imperceptível já estava dando os seus primeiros passos nos campos de batalha; nos deslocamentos de tropas, suprimentos, todo material bélico; além da forma pela qual,