arte da guerra
A guerra muitas vezes é inevitável mas a principal finalidade da guerra nunca foi a paz, e sim a satisfação dos interesses de uma determinada nação, por exemplo um pais não invade o outro simplesmente para ter paz após a invasão , e sim pois invadindo esse pais ele com certeza terá algumas vantagens como poços de minérios, petróleo acesso a portos, pontos estratégicos e etc.
Para o Estado, a Arte da guerra é fundamental e indispensável, pois uma nação que domina todos os conceitos da " Arte da Guerra" dificilmente se submetera a outras nações.parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de projeto e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material para fins operativos e administrativos (...)”. Esta definição de dicionário põe a logística no contexto militar.
Para as forças militares, a logística adquiriu, pela sua destacada atuação na solução de complexos problemas de apoio, posição de destaque nas operações, passando a ser considerada como um dos “fundamentos da arte da guerra”. Em várias oportunidades, foi a logística, mais do que a estratégia e a tática, o fator determinante de vitórias e derrotas, evidenciando que o resultado final das operações é claramente influenciado por ela e pela capacidade de melhor executá-la. A importância da logística e as lições que ela ensina são milenares e contundentes. Perto da totalidade dos grandes chefes militares que não seguiram seus princípios foram conduzidos ao fracasso, estando a História, inclusive a brasileira, repleta de exemplos. O país precisa de um Exército preparado e adestrado para cumprir sua missão constitucional. Nessa missão, o profissional militar deverá estar