Arte da Guerra
KESLEY SILVA PEIXOTO
A ARTE DA GUERRA
SÃO PAULO
2014
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA
KESLEY SILVA PEIXOTO
A ARTE DA GUERRA
Trabalho da disciplina gestão de transportes apresentado para obtenção de nota semestral sob a orientação da profª Oriana.
SÃO PAULO
2014
Sumário
Introdução 4
Resumo A arte da Guerra 5
Conclusão 7
Bibliografia 8
Introdução: Sun Tzu escreveu a "Arte da Guerra". Nele são discutidos todos os aspectos da guerra - táticos hierárquicos e humanos, entre outros - numa linguagem tão poética quanto didática.
O princípio geral da guerra é: "manter o estado do inimigo intacto, dominar seu o exército e forçá-lo à rendição é melhor do que esmagá-lo".
Resumo – Arte da Guerra
Antes de iniciar uma guerra ao inimigo, deve-se estuda-lo. Como o general Sun Tzu, que liderou o exército Wu, conquistou muitas vitórias, de acordo com todas as estratégias de batalhas. Para poder vencer uma guerra, ou ter uma chance para lutar é necessário visualizar cinco fatores: o clima, o caminho, o terreno, o comando e a doutrina. As estratégias do general Sun Tzu eram tão boas que foram usadas pelo capitão Napoleão Bonaparte, porém não são mais utilizadas hoje por não haver mais guerras como há séculos atrás.
Além dos cinco fatores que foram mencionados, ainda existe o fator logístico, pois este fator fará com que sejam visualizadas todas as fraquezas e disponibilidade de ataque ao inimigo. De acordo com isso o general Sun Tzu utilizou isto em todas as suas batalhas, abordando seus inimigos inesperadamente. Para Tzu obter cem vitórias em cem batalhas não significa excelência, pois a excelência maior está em obter-se vitória sobre o inimigo sem mesmo lutar, atacando as estratégias inimigas e desintegrando as alianças dos mesmos por meio de diplomacia e em seguida atacar seus soldados, um capitão com boas noções em operações