A arte da guerra
Acadêmica: Jéssica Teixeira da Silva
RESUMO
A arte da guerra é um livro que traz varias táticas e conquista escrito por um grande militar chamado Suz Tzu. Com inteligência e argumentos muito racionais, o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação das tropas. A lição que se tira da obra é que a primeira batalha que devemos travar é contra nós mesmos. Para atingir uma meta, o autor ensina que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, o obstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios. Em relação aos comandados, é preciso manter uma disciplina rígida, ser respeitado, ter prestígio, ser temido. Para isso é preciso agir rápido à medida que as infrações ocorram. A superioridade numérica isolada não confere vantagem, mas a determinação de um líder sim. A energia deste será fundamental para a vitória, mas não se trata uma energia cósmica ou religiosa, e sim da vontade de agir e conseguir conquistar objetivos. Seus princípios podem ser aplicados, por indivíduos no confronto com seus oponentes, exércitos contra exércitos e empresas contra suas concorrentes.
PALAVRAS-CHAVE: Guerra, inimigo, concorrência, planejamento, estratégia, análise do ambiente, mercado, empresa e sobrevivência.
INTRODUÇÃO
O livro a arte da guerra nos retrata como administrar uma empresa de modo, a saber, manobras, pontos fracos e fortes, como analisar nossos inimigos e vence-las, são lições em um contexto guerrilheiro, porém que trazemos a realidade empresarial.
Devemos conhecer nossos inimigos, conhece-lo e usar de tática e manobras que possam derrubar a concorrência, também é necessário escolher bem o general do exercito, alguém que possa liderar a equipe e leva-los a vitória.
Devemos Conhecer bem o terreno onde vamos entrar como entrar e atacar a arte da guerra reconhece