Arte da guerra
CURSO ADMINSITRAÇÃO
ALEX ALVES DE ALMEIDA
DOUGLAS GREGOLIN
LUIS TIAGO CARNETI
RAFAEL BABINSKI
RESENHA CRITICA
A ARTE DA GUERRA
Lucas do Rio Verde-MT
2012
1 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
TZU, S. A Arte da Guerra. 7ª Ed. Cap. 05 e 06, p. 53 a 62. SÃO PAULO: CULTURA, 2004
2 CREDENDICIAS DO AUTOR
Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV a.C. e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes.
Foi um profundo conhecedor das manobras militares, escreveu A Arte da
Guerra, famoso livro chinês sobre técnicas militares.
Não existe uma biografia linear de Sun Tzu, com início, meio e fim. O que existe são breves narrações de alguns fatos de sua vida.
Apesar das especulações sobre a sua vida e existência, a sua obra A arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade. 3 CONHECIMENTO Onde comandar muitos soldados se torna uma organização, no entanto se comandar poucos, também será uma organização, onde em uma luta seria a mesma coisa, lutando com muitos ou poucos.
Então para não serem derrotadas, as operações surpresas podem ajudar muito, detendo o ataque do inimigo, isso mostra os pontos fracos e fortes.
Sendo assim em uma batalha é preciso seguir em frente, fazendo o inimigo ficar sem coragem, mantendo-o com medo, não reagindo. Então é preciso saber as limitações, onde se cair é só levantar e ir novamente para a batalha.
É preciso combinar as cinco notas fundamentais onde produziram muito mais sons, cores, sombras, sabores e gostos diferentes, com isso o inimigo fica perdido, então na vantagem estratégica sempre tem que ter a surpresa e seguir em frente, onde suas combinações são ilimitadas, levando uma a outra incessantemente, pois se a água ao correr, faz com que as predas se soltem, isso é estratégia.
Como pode ser visto uma ave de rapina quando deixa