Técnica Vocal
• Respiração
Combustível do cantar. Elemento primário e essencial.
1- Postura: Ereta – Ter a sensação do osso mastóide (osso do crânio atrás da orelha) te puxando para cima; Queixo reto; Ombros e pescoço relaxados; Ficar da meia ponta ajuda a alinhar a postura.
2- Tipos Respiratórios: Respiração Alta – respiração torácica (não é usada em momento algum no canto); Respiração Média/ Intercostal - Levar o ar para as costelas e para as costas. Usada para tons altos/agudos, aumenta a pressão do ar e diminui sua saída; Respiração Baixa/Diafragmática – Respiração no “pé da barriga” os músculos abdominais ajudam o diafragma a se movimentar (sendo ele um dos músculos mais importantes para a respiração, porém é involuntário, por isso os outros músculos abdominais quando movimentados, movimenta o diafragma automaticamente). Esta respiração é usada em tons baixos/graves.
3- Apoio: Músculos abdominais dão apoio e sustentação aumentando assim a pressão do ar.
Nota: Para a voz sair o ar precisa ter o mínimo de pressão.
• Fonação
Produção de sons vocais pela laringe.
1- TA, CT, CAP: TA – compõe o “corpo” das pregas vocais – músculo responsável pelo GRAVE da voz, exemplo: voz de um contrabaixo; CT – músculos “ao redor” das pregas vocais. Elas se esticam ocasionando os AGUDOS, exemplo: voz de uma soprano; CAP – músculo responsável por abrir as pregas vocais, bastante usado no ataque suave exemplo: Mariah Carey (canta muito agudo com ataque suave, para cantar agudo as pregas vocais precisam se fechar, o CAP abre elas podendo o cantor se machucar. Imagine suas pregas vocais se fechando para o som pode sair e você tentando abrir elas, uma hora da “merd*”.
2- Ataques Vocais: Ataque Suave – quando o ar sai antes da voz, exemplo: Mariah Carey (voz com muito ar); Ataque Del Suono – quando o ar sai ao mesmo tempo que a voz (principal/ correto modo de cantar); Ataque Duro – quando o ar sai quase como “socado” (experimenta tossir, é mais ou menos isso),