Técnica vocal
RELATÓRIO DE AQUECIMENTO CORPORAL E RESPIRAÇÃO
Atividade
Duração (minutos)
1 - Espreguiçar
1 minuto
Período de 15 2 - Bocejar a 28 de Agosto
3- Mastigar (letra Mmm)
4 - Relaxar
1 minuto
1 minuto
2 minutos
(Pela manhã)
Período de 15 5 - ts, ts, ts a 28 de Agosto
2 minutos
Período de 15 Inspirar e expirar até tirar o ar a 28 de Agosto residual, tendo como centro de tensão a barriga.
2 minutos
Período de 15 Inspirar e expirar em "s" a 28 de Agosto relaxar.
2 minutos
Período de 15 Desaquecimento (à noite) a 28 de Agosto
Vibrações com os lábios, língua
Período de 15 a 28 de Agosto
2 minutos
2 minutos
Relatório das atividades
Percebi o quanto o aquecimento vocal é importante para o professor/comunicador como o aquecimento físico é para um atleta, pois pode evitar lesões. Aprendi que este aquecimento não deve ser muito demorado, sendo suficientes cinco minutos de exercícios. Muito tempo de aquecimento acabará por ser prejudicial, podendo até produzir uma distensão das cordas vocais. Além disso, um maior tempo de exercícios de aquecimento, e ao contrário do que possa parecer, resultará em pouca produtividade no desempenho vocal que se segue a este período.
Aprendi também que depois de acordarmos, o aparelho fonador demora cerca de duas horas a aquecer. Se necessitarmos de usá-lo antes desse tempo, convém efetuar breves técnicas de aquecimento, que posso destacá-las aqui:
- Com ombros relaxados, e braços soltos ao longo do corpo, deixar a cabeça pender para o lado direito (ouvido no ombro), por 20 segundos, para o lado direito por mais 20 segundos, para frente por 20 segundos e por último para trás (boca aberta e pensar em apontar o queixo para o alto, sem esmagar a nuca)
- Circular de ombros: com movimentos primeiro o direito cinco voltas para trás, e cinco volta para frente. Com o ombro esquerdo a mesma movimentação. Circular os ombros juntos para trás