Analise o documentário com base nas teorias de Karl Marx e Max Weber Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá.
Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá.
O documentário mostra a Globalização desde o inicio, no colonialismo das viagens de descobrimento e conquista. Já no fim do século XX a fragmentação dos territórios e o modelo de consumo voraz. Através da globalização o mundo ocidental se torna todo ele capitalista obrigatoriamente a contradição se instala. Não podemos falar de capitalismo sem citarmos as teorias e a influencia de Karl Marx (1818-1883) como vimos no documentário o próprio Milton Santos se considera um Marxista. Visto como autor que se propõem a analisar as contradições do capitalismo. As relações de assalariamento relação de compra e venda de força de trabalho. Por isso a analise de Karl Marx do capitalismo vira uma analise da sociedade capitalista e seus conflitos com base na luta de classe como o motor das transformações da historia humana. Dessa analise de Karl Marx nasceram no século XX as correntes de pensamento chamadas marxistas que dizem lutar pela criação de uma sociedade em que homens não explorem outros homens. A Revolução Russa de 1917 foi Influenciada por esses pensamentos de Karl Marx. No documentário são abordados vários temas, desemprego, fome, sede, mídia, politica de uma maneira que nos faz pensarmos de modo marxista. Que o mundo poderia ser de outra forma de homens livres não sujeitos a qualquer tipo de dominação externa como Karl Marx imaginava. Milton Santos cita no documentário que hoje o homem não é mais o centro do mundo, mas, sim o Dinheiro contradições de um mundo capitalista.
Vivemos em um mundo capitalista e globalizado estamos a todo o momento nos relacionando com outras pessoas estabelecendo oque é para outro autor Max Weber (1864-1920) é chamado de ação social todo tipo