Portfólio relações internacionais
A origem das tensões em torno do programa nuclear iraniano , se deu contra a insistência do Irã em não acatar as decisões do Conselho de Segurança da ONU que exigem o fim do programa de enriquecimento de urânio do país.
O grande desafio está sendo encontrar sanções que detenha o interesse do Irã em acelerar o ritmo de produção de urânio enriquecido. A comunidade internacional tem um papel muito importante para evitar uma ação militar israelense, pois um ataque levaria a conflitos e a mortes de civis além de elevar o preço do gás e do petróleo, interrompendo o comércio e causando um colapso na economia mundial.
O Irã é um país não confiável de regime fundamentalista, agressivo e terrorista e que fala diariamente em fazer desaparecer Israel e, ao mesmo tempo, está tratando de ter armas nucleares. Isso é um cenário de terror para Israel, para o Oriente Médio e para o mundo inteiro.
É justa a preocupação com a produção de armas nucleares no Irã, pois na percepção norte-americana o Irã representa um inimigo a ser combatido, e acreditam na existência de um grupo de países que visa a desestabilização do sistema internacional, o chamado “eixo do mal”, no qual o Irã está incluído, porque interfere nas dinâmicas do jogo político no Oriente Médio via apoio financeiro ao Hezbollah no Líbano e a grupos radicais na Palestina, alterando a correlação de forças na região contra Israel e representando uma ameaça à paz