Custo de Capital
Implícita em toda discussão sobre custo de capital está o conceito de criação de valor para os acionistas, que ocorre quando o retorno sobre capital investido é superior ao custo de capital. A existência desse spread positivo é que gera valor, e não o simples crescimento da empresa.
A criação de valor se torna ainda mais importante quando consideramos o atual estágio de desenvolvimento dos mercados financeiros. As empresas que auferirem retornos insatisfatórios ou não distribuírem aos acionistas o caixa para o qual não encontram oportunidades rentáveis de investimento, estão sujeitas a se tornarem candidatas a takeover, dada a grande liquidez e disponibilidade de fundos no segmento de transações corporativas.
Os modelos mais utilizados para identificação de criação ou não de valor pela empresa são o Fluxo de Caixa Livre Descontado (FCLD) e o Lucro Econômico. Embora chegue ao mesmo resultado que o modelo de FCLD, o modelo de Lucro Econômico, também conhecido por EVA(Economic Value Added), tem a vantagem de permitir uma