Licenciada em quimica
CURSO DE FARMÁCIA.
DISCIPLINA: coloca o nome da disciplina
PROFESSOR: coloca o nome do professor ou professora
FÁRMACO - MORFINA
COMPONENTES: Chaiene Dimas... coloca o nome dos demais componentes do trabalho, se tiver.
UBERLÂNDIA
OUTUBRO/2009
Introdução:
A Morfina é um fármaco narcótico do grupo dos opióides, que é usado no tratamento sintomático da dor. Ela está presente no ópio. Usos clínicos
Os opióides são agonistas dos receptores opióides. Estes existem em neurónios de algumas zonas do cérebro, medula espinal e nos sistemas neuronais do intestino. Os receptores opióides são importantes na regulação normal da sensação da dor. A sua modulação é feita pelos opióides endogenos (fisiológicos), como as endorfinas e as encefalinas, que são neurotransmissores. Existem três tipos de receptores opióides: mu, delta e kappa. Os receptores mu são os mais significativos na acção analgésica, mas os delta e kappa partilham de algumas funções. Cada tipo de receptores é ligeiramente diferente do outro, e apesar de alguns opióides activarem todos de forma indiscriminada, alguns já foram desenvolvidos que activam apenas um subtipo. Os opióides endógenos são péptidos (pequenas proteínas). Os fármacos opióides usados em terapia apesar de não serem proteínas têm conformações semelhantes em solução às dos opióides endógenos, activando os receptores em substituição destes. Não deve ser usada na gravidez. Efeitos clinicamente úteis • Analgesia central com supressão de ambas dor física e emocional. • Sedação na anestesia.
Efeitos adversos
Comuns: • Euforia pode conduzir à dependência. • Sedação • Miose: constrição da pupila do olho • Depressão respiratória: em overdose constitui a principal causa de morte. Há alguma diminuição da respiração mesmo em doses terapêuticas. • Supressão da tosse: