resenha: MÉTODO RÁPIDO PARA A DETERMINAÇÃO DE PRESENÇA DE PROTEÍNAS
MÉTODO RÁPIDO PARA A DETERMINAÇÃO DE PRESENÇA DE PROTEÍNAS
ALMEIDA, Vanessa Vivian de; CANESIN, Edmilson Antônio; SUZUKI, Rúbia Michele; PALIOTO, Graciana Freitas. Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos por meio de Reação de Complexação do íon Cúprico. Revista Química Nova na Escola, 2013.
Vanessa Vivian de Almeida é bacharel, licenciada e mestre em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Apucarana – Paraná. Edmilson Antônio Canesin é bacharel em Química Tecnológica, especialista em Ensino de Química e mestre em Química pela Universidade Estadual de Londrina, doutorando em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Apucarana – Paraná. Rúbia Michele Suzuki é bacharel, mestre e doutora em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Apucarana – Paraná. Graciana Freitas Palioto é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, mestre e doutoranda em Biologia Comparada, pela Universidade Estadual de Maringá. Apucarana – Paraná.
Resumo: esta é uma resenha do artigo Análise Qualitativa de Proteínas em Alimentos por meio de Reação de Complexação do íon Cúprico, publicado na Revista Química Nova na Escola, em fevereiro de 2013, onde os autores destacam alguns conceitos de proteínas, ligações peptídicas, compostos de coordenação e um ensaio rápido e barato que pode ser feito com os alunos de Química e Biologia do Ensino Médio para determinar proteína em alimentos.
Os autores abordam inicialmente os tipos de alimentos que contém proteína, carne, peixe, ovo, leite e derivados são ricos em proteína de origem animal, já as leguminosas como soja, amendoim e feijão possuem pouca proteína, mas cereais, verduras e frutas são pobres.
Com relação os aminoácidos, os autores afirmam que são as unidades fundamentais das proteínas, formam macromoléculas pela ligação do grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amino de outro, ligação peptídica, excluindo uma molécula de água.