LIBRAS
Libras é uma língua gestual-visual, ou seja, articulada e expressada por gestos/sinais que são captados pela visão. Se comunicar por meio da Libras é falar com as mãos. Essa língua é composta por sinais e pela datilologia
A primeira tarefa da fonologia para a língua de sinais é determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais.
A segunda tarefa é estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e as variações possíveis no ambiente fonológico .
2. Quais são os Parâmetros da língua de Sinais. Conceitue cada um?
1) Configuração de mãos : é a forma que a mão assume ao realizar o sinal. As configurações mais usuais são : os sinais do alfabeto manual e dos números. Atualmente temos total de mais de 90 posições que a mão pode ocupar na articulação dos sinais em Libras. Além de outras formas assumidas pelas mãos, esse grupo engloba todo o alfabeto manual, assim como os números cardinais, ordinais e de quantidade.
2) Ponto de articulação ou locação da mão : é o lugar onde a mão dominante realiza o sinal, podendo tocar alguma parte do corpo ou estar perto dele em um espaço neutro, ou estar em frente ao corpo do emissor, no chamado espaço de enunciação que é do meio do corpo até a cabeça.
3) Orientação : é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Atualmente, existem seis tipos de orientação da palma da mão: para cima, para baixo, para o corpo, para frente, para a direita ou para a esquerda.
4) Movimento : os sinais podem ter movimento ou não. Os movimentos podem envolver várias formas e direções, podem estar nas mãos, pulsos e antebraço. Os movimentos podem ser classificados por tipo, direcionalidade, maneira e frequência. Quanto à direcionalidade, os movimentos podem ser unidirecionais, bidirecionais ou