sociologia resumo
Nome: ___________________________________________________Nº _____
Professor (a): __________________________ Série: 2º ano
Data: _____/_____/2013 Desconto Ortográfico: ____
Turma:_____
Nota: ________
Resumo de Sociologia – III trimestre
DEFINIÇÃO DE CULTURA
Cultura é um processo social, resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite ás novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, cultura é também chamada de herança social.
Nas sociedades em que não há escolas, a transmissão da cultura se dá por intermediário da família ou convivência com o outro grupo adulto. Neste caso, diz-se que a educação é informal ou assistemática.
Quando há escolas, estas se encarregam de aprofundar a transmissão da cultura iniciada na família e em outros grupos sociais. Nesse caso, a educação é formal ou sistemática, isto é, obedece a uma organização previamente planejada.
AS DUAS FASES DA CULTURA
CULTURA MATERIAL: Consiste em todo tipo de utensílios produzidos na sociedade em uma sociedadeferramentas, instrumentos, máquinas, hábitos alimentares, habitação, etc. – e tem uma relação direta com o estilo de vida sociedade.
CULTURA NÃO-MATERIAL: Abrange todos os aspectos morais e intelectuais da sociedade, tais como: normas sociais, religião, costumes, ideologia, ciências, artes, literaturas, folclore, etc.
A música, por exemplo, tanto a erudita quanto popular, faz parte da cultura não- material.
Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
COMPONENTES DA CULTURA
TRAÇOS CULTURAIS: O traço cultural é o menor componente representativo de uma cultura. Os traços culturais são os componentes mais simples da cultura. Eles são as unidades de uma cultura.