Chaves Primárias e Estrangeiras
Definição
Chave primária
A chave primária de uma tabela é uma das chaves candidatas ( chaves candidatas a serem primárias já que possuem por natureza, identificação única), que melhor identifica uma determinada tabela.
Chave Estrangeira
A chave estrangeira se refere ou tem relação com alguma chave primária de uma tabela, podendo ser inclusive da mesma tabela.
Importância
Chaves primárias e estrangeiras, são definições que fazem parte do conceito de Integridade Referencial (garante que todos os relacionamentos propostos entre tabelas no modelo de entidade-relacionamento (ER) serão respeitados dando a certeza que os dados de um banco de dados estarão íntegros).
A chave estrangeira, é a concretização do relacionamento proposto no modelo entidade-relacionamento (MER).
Critérios de escolha e características Para escolha de chaves primárias, existem alguns aspectos que precisam sempre ser observados: - O conteúdo da coluna ou das colunas deve sempre existir. - O valor da chave não deve poder ser alterado. São características de chaves primárias: - Ter apenas uma chave primária por tabela. - Pode ser composta por mais de uma coluna. - E tem que obrigatoriamente ser NOT NULL( não nulo).
Já a chave estrangeira, tem características diferentes: - Pode ser composta por uma ou mais colona desde que estas, sejam exatamente iguais à chave primária da qual está relacionada. - Pode conter a cláusula NULL.
Exemplo
Como exemplo do uso de chaves primárias e estrangeiras, será utilizado um diagrama de banco de dados, Figura 1, com várias tabelas relacionadas. As chaves primárias são identificadas por PK(primary key) e chaves estrangeiras por FK(foreign key).
Figura 1: Diagrama Relacional Referências: http://www.devmedia.com.br/integridade-de-dados-parte-02/9000 Acessado em 26/09/2013 às 20:32.