Escola
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
MODELAGEM DE UM BANCO DE DADOS PARA UMA ESCOLA PÚBLICA
PARTE I
ELISIANY OLIVEIRA FREIRE
SAMUELL BEZERRA DIAS
DISCIPLINA DE BANCOS DE DADOS RELACIONAIS
Prof. Janderson Dutra
Cajazeiras – PB
16 de Março de 2013
GUIA
1. Definição da problemática e levantamento de requisitos;
2. Mapeamento do esquema conceitual para o esquema lógico relacional;
3. Descrição do Dicionário de Dados Relacional.
1. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
Uma escola precisa manter um sistema para mapear o seu funcionamento. O diretor é identificado por um número único e possui nome, CPF, RG, salário, endereço (numero, rua, bairro, CEP, cidade, estado), telefones e e-mail. O colégio possui apenas um único diretor que chefia todos os setores, estes que possuem uma identificação e um nome. Cada setor é administrado por um único Coordenador, mas cada coordenador pode administrar vários setores.
Os coordenadores possuem uma identificação única, CPF, RG, salário, endereço (numero, rua, bairro, CEP, cidade, estado), telefones e e-mail.
Nestes setores trabalha pelo menos um funcionário ou vários, estes que também podem trabalhar em vários setores distintos. Cada funcionário possui uma identificação, nome, cpf, rg e salário. Um Coordenador também coordena pelo menos um professor, mas um professor só tem um coordenador.
Cada Professor possui uma identificação única, CPF, RG, salário, endereço
(numero, rua, bairro, CEP, cidade, estado), telefones e e-mail. Cada professor ministra uma disciplina para os alunos e pode ministrar mais que uma. Cada Aluno possui matrícula e nome e as disciplinas possuem uma identificação, nome e carga horária. Cada aluno frequenta obrigatoriamente em um horário uma turma, esta que é composta por pelo menos um aluno.
2. ESQUEMA LÓGICO
DIRETOR (ID_DIRETOR, cpf, rg, salario, email, numero, rua, bairro, cidade, nome)
TURMA (ID_SALA,