atps Banco de Dados
Trata-se de um modelo bastante potente e ao mesmo tempo bastante simples, que não representa problemas. O elemento principal deste modelo é a relação. Por tanto, podemos dizer que um banco de dados relacional está composto por um conjunto de relações.
Relação
A relação se representa mediante uma tabela, esta tabela representa ao que no modelo entidade-relação chamávamos entidade. Esta tabela contém os atributos (colunas) e as tuplas (filas).
Atributo: trata-se de cada uma das colunas da tabela. Vêem definidas por um nome e podem conter um conjunto de valores.
Tupla: trata-se de cada uma das filas da tabela. É importante assinalar que não se podem ter tuplas duplicadas em uma tabela.
Domínios
O domínio dentro da estrutura do modelo relacional é o conjunto de valores que pode tomar um atributo. Existem dois tipos de domínios: domínios generais: são aqueles que estão compreendidos entre um máximo e um mínimo. domínios restringidos: são os que pertencem a um conjunto de valores específicos.
Chaves
Cada tupla de uma tabela tem que estar associada a uma chave única que permita identifica-la.
Uma chave pode estar composta por um ou mais atributos.
Uma chave tem que ser única dentro de sua tabela e não se pode descartar nenhum atributo da mesma para identificar uma fila.
Existem dois tipos de chaves: Chave primária (Primary Key): é o valor ou conjunto de valores que identificam uma fila dentro de uma tabela. Nunca pode ser NULL. Um exemplo claro de chave primária seria o RG, que é único para cada pessoa e não pode ser NULL.
Chave alheia (Foreign Key): é o valor ou valores de uma tabela que corresponde com o valor de uma chave primária em outra tabela. Esta chave é a que representa as relações entre as tabelas.
Mapeamento do MER para o Modelo de Dados Relacional
É comum, em projetos de banco de dados, realizar a modelagem dos dados através de um modelo de dados de alto-nível. Os produtos gerados por esse processo são os esquemas de