LIBRAS
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA L²
VILHENA
RO
ACADÊMICO (A): JÉSSICA PEREIRA FARIA
AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA L²
VILHENA
RO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem mostrar como ocorre a aquisição da segunda língua L², mostrando que ele é capaz de transmitir qualquer conhecimento e conteúdo como português, matemática, com uso da libras que é pela qual o conhecimento será passado a surdez passa a não ser mais um impedimento ao aprendizado e aquisição de conhecimentos, mas exige respeito a sua diferença, e a adoção de metodologias específicas, planejamento e dedicação para que o deficiente auditivo possa se desenvolver cognitivamente, e conquistar sua autonomia para viver melhor em sociedade, exercendo seus direitos e deveres como um cidadão ativo e atuante na sua comunidade, que é o objetivo maior da educação.
Aquisição da segunda língua L²
Segundo Vygotsky (1993), a criança adquire a língua do exterior para o interior, há um movimento do meio social para o indivíduo. Com a criança surda esse movimento torna-se complicado, pois ela vive num meio social oral do qual não consegue participar plenamente.
Os estudos de Vygotsky (1993) mostram que todo ser humano é dotado da faculdade da linguagem, e que essa capacidade se realiza por meio da interação do indivíduo com outros seres humanos que dominem uma língua específica. Isso quer dizer que a linguagem se concretiza no exercício da língua, na interlocução com outros. Dessa forma, a apreensão do conhecimento em qualquer modalidade, é mediada pela linguagem, por meio da qual o conhecimento é passado. Vygotsky (1993) explica que o contato com o conhecimento é mediado pela linguagem (mediação semiótica [2] ) e pelo outro (mediação pedagógica). Assim, ao se apropriar do conhecimento, o homem o re-elabora, apoiado nos conhecimentos que já possui e nas