Libras
Uma das maiores dificuldades para os surdos no Brasil é a inclusão, pois as famílias, a comunidade e principalmente o ambiente escolar não estar preparado para lidar com essas pessoas, a grande maioria da população não tem preparação nem conhecimento para lidar com as pessoas com deficiência auditiva.
Tivemos sim um grande avanço com a lei 10436 de 2002 que reconhece a libras como a língua brasileira de sinais, mais sabemos que só isso não basta, temos que ter profissionais nessa área, em locais públicos, e principalmente nas escolas para ajudar e facilitar o acesso e inclusão das pessoas surdas.
Uma das coisas que poderia ser feita e ajudaria bastante seria a criação de escolas bilíngue o que facilitaria bastante a inclusão das pessoas surdas, como já existe em Porto Alegre uma escola bilíngue a escola Salomão Watninck que o diferencial seria o ensino da libras como língua principal acompanhada da língua portuguesa escrita, um modelo a ser seguido. Desenvolvimento
1 Contextualização da condição das pessoas surdas na sociedade atual, realizando uma comparação entre o passado e o presente e indicando a importância da língua de sinais para a comunidade surda.
2 Indicação e Descrição de, pelo menos, 3 conquistas alcançadas pela comunidade surda e 3 obstáculos que ainda precisam ser superados. Associar pelo menos 2 exemplos aos artigos indicados no Passo 1.
3 Proposta de criação de pelo menos uma ação, meta ou recurso (seja tecnológico, educacional, político, etc) para a acessibilidade da comunidade surda à sociedade.
Considerações Finais
Referências Bibliográficas
Dica: Artigos retirados de sites devem ser citados da seguinte forma:
SOBRENOME, Nome. Nome do artigo. Nome do site. Data de publicação. Disponível em: . Acesso em XX mês ano.
Exemplo:
OLIVEIRA, V.; CASTRO, N. Sem intérprete, universitária surda é impedida de ir às aulas. Campo Grande News, Campo Grande, 21 jan. 2013. Disponível em: . Acesso