libras
Novembro/2013
A importância da linguagem de sinais.
Hoje em dia a vida de uma pessoa surda e muda têm sido bem difícil na sociedade em que vivemos, pois as pessoas não tem conscientização em massa, ou seja, a grande maioria das pessoas não se importam em aprender , para assim melhorar a comunicação do deficiente. No passado as pessoas surdas eram desconsideradas humanos, porque não tinham a capacidade de falar, e quem não conseguia falar, não conseguia pensar, o que distinguia o homem dos outros animais era a capacidade de pensar, logo os surdos eram comparados aos animais, pois esses não tem raciocínio. É muito importante a linguagem na vida dos surdos, pois é nela que o pensamento do indivíduo é constituído, a linguagem está sempre presente na vida de um surdo, até quando ele não está se comunicando. A língua de sinais deve ser inserida na vida da criança nos três primeiros ano de idade, para que ela a adquira naturalmente.
No dia 26 de setembro é comemorado no Brasil, “O dia nacional do surdo”, data em que os deficientes auditivos data em que os deficientes auditivos relembram suas lutas por melhores condições de vida, educação, saúde, trabalho, dignidade e cidadania. A data foi instituída pela Lei Federal nº 11.796, de 29 de outubro de 2008, (Art. 1o Fica instituído o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Nacional dos Surdos).
Em nosso país a Língua Brasileira de Sinais só foi reconhecida oficialmente, pela Lei nº 10.436 de 24/04/02 e somente a partir desta data foi possível realizar, em território nacional, contendas relacionadas à necessidade do respeito à particularidade linguística da comunidade surda e do uso desta língua nos ambientes escolares, foi incluído no currículo pedagógico a obrigatoriedade e logo, o desenvolvimento de práticas de ensino que estejam preocupadas com a educação de alunos surdos numa perspectiva bilíngue de ensino. Hoje em dia os surdos têm dificuldade até de ir ao cinema assistir a um filme, pois as