Libras - tcd
Libras
DISCIPLINA:
Introdução a Libras
TEMA:
Inclusão dos Deficientes auditivos no ambiente escola
TÍTULO:
OBJETIVO:
Procedimentos pedagógicos e formação de professores para trabalhar com deficientes auditivos
LIBRAS: o que é?
JUSTIFICATIVA:
Perceber a importância da LIBRAS e como os alunos dominam a língua que utiliza a visão para se comunicar (viver)
INTRODUÇÃO:
Sabemos que os direitos que garante os direitos de um deficiente auditivo e reconhecido e registrado a partir da lei nº 10.436 de 24/02/2002, tentarei descobrir e aprofundar-me a respeito dos assuntos.
DESENVOLVIMENTO: Pude perceber em meus estudo que LIBRAS (língua Brasileira de Sinais) deve ser inserida na vida escola de uma criança cedo, para que a mesma não tenha dificuldade no futuro, a LIBRAS não utiliza representações escritas, a forma de se expressar de um deficiente auditivo e através de sinais e gestos.
A falta de formação dos profissionais para trabalhar com alunos deficientes auditivos e professores interpretes é muito grande, é preciso incluir alunos com deficiência em escolas regulares, mais falta professores que sejam exclusivos para estes alunos, para repassarem a eles em língua de sinais o que um professor ensina para os outros alunos sem deficiência.
O tipo de avaliação de um aluno com deficiência auditiva deve ser muito bem elaborada, para que ele possa demonstrar o que aprendeu, por que eles apresentam uma dificuldade muito grande em Língua Portuguesa. O governo Brasileiro reconhece a LIBRAS como língua, e os surdos tem o direito que nas instituições educacionais as aulas sejam ministradas em LIBRAS, ou pelo menos com a presença de um interprete. Pois a surdez não interfere no desenvolvimento do aluno.
Conclusão
Em uma pequena pesquisa pude perceber que nos dias de hoje, são poucas as instituições que põe uma pratica, muitas leis vigentes, desrespeitando sua devida importância e contribuição para a busca de uma vida